8 de fev. de 2016

Os 5 discos mais importantes da música maranhense



Por Natan Castro


Longe de qualquer critério meramente regional, os cinco discos citados abaixo, foram escolhidos por serem produzidos por artistas genuinamente maranhenses. Se o estilo é rock, reggae ou outro qualquer, pouco importa. Para os puristas de plantão cabe aqui lembrar que não existe rock de Jerusalém, nem música de sei lá onde, música antes de tudo é universal, ela é música em qualquer lugar que seja produzida, a nós importa somente sua qualidade e sua devida importância artístico-cultural. 

TOP 05 - Velhos Moleques (Compacto)


Em 1986 foi lançado o compacto Velhos Moleques, no compacto temos musicas de quatro grandes nomes da música maranhense do século passado. São eles Antonio Vieira, Lopes Bogéa, Cristovão Colombo vulgo Alô Brasil e Agostinho Reis. Todos compositores da mais alta estirpe sonora, ambos advindos de uma tradição de música popular, de um período onde o rádio dava as cartas no meio artístico midiático. Ambos com sua devida importância na música popular do Estado do Maranhão, deles o único que gozou de um devido reconhecimento ainda em vida foi Sr. Antonio Vieira, redescoberto por Rita Ribeiro e Zeca Baleiro o compositor teve registrado um show ao vivo em sua homenagem com a participação de Elza Soares e o grande Sivuca, pouco tempo depois veio a falecer. O compacto Velhos Moleques é um registro seminal pelo legado desses quatro nomes e a importância deles para música maranhense.

TOP 04 - Semblantes (Daphne)


Esse é o primeiro disco gravado por uma banda de rock do Maranhão. Lançado em 1996 a banda Daphne chegava ao primeiro disco gozando de certo amadurecimento sonoro. A banda montada ainda nos 80 destila no disco canções de altíssima qualidade, podemos citar Os sonhos não podem sonhar, Semblantes e Versos Antigos uma das canções mais belas compostas no território maranhense. Apesar da qualidade de gravação do disco não ser das melhores, os integrantes conseguiram a superação com arranjos super inspirados e belíssimas letras.



TOP 03 - Tribo de Jah (Roots Reggae)


A banda de reggae liderada pelo radialista Fauzy Beydoun, tinha como integrantes os excelentes músicos advindos da escola de música de cegos de São Luís, ou seja, todos deficientes visuais. O disco é recheado de grandes reggaes, mas sem dúvida a grande música do álbum é Regueiros Guerreiros, após o lançamento do disco rapidamente se tornou um hino entre a galera regueira da capital, a letra é uma grande homenagem direcionada exatamente aos guardadores e lavadores de carro, vendedores ambulantes em geral. Essa turma forma o público que desci para os salões de reggae de São Luís nos finais de semana. Depois do lançamento o sucesso do primeiro disco extrapolou os limites da capital, vindo a Tribo de Jah se tornar conhecida no país inteiro, com participação em importantes festivais de reggae na Europa inclusive.



TOP 02 - Lances de Agora (Chico Maranhão)


Chico Maranhão havia voltado pra capital, depois de importantes participações em festivais do eixo Rio-São Paulo no final da década de 60. Nesse seu retorno na década de 70 ao Maranhão, o artista gravou um dos discos mais inspirados e instigantes da musica maranhense quicá da música brasileira, Lances do Agora, diz a lenda fora gravado pela Marcus Pereira Discos na sacristia da Igreja do Desterro no centro histórico da capital em 1978. Nesse reencontro sonoro do artista com as coisas de sua terra, ele registrou 11 faixas uma delas de autoria do grande compositor paulista Paulo Vanzolini. Chamo atenção para duas grandes verdadeiras obras primas contida no acetato, são elas Velho Amigo Poeta e Pastourinha.



TOP 01 - Bandeira de Aço (Papete)


No mesmo ano de lançamento do disco acima, o grande Marcus Pereira convidou o musicista maranhense Papete, para gravar um disco com as composições da nova leva de compositores do estado, eram eles César Teixeira, Ronaldo Mota, Josias Sobrinho e Sérgio Habibe, o resultado do convite foi o disco Bandeira de Aço. O disco além de demonstrar a imensa qualidade de composição dos nomes citados anteriormente, possui a qualidade de interpretação magistral de Papete, juntamente com seu talento inconfundível para criar sons a partir de sua memória musical, com citações ao Bumba Meu Boi, Tambor de Crioula, Festa do Divino e outras manifestações típicas do nosso Maranhão. Não há dúvidas, Bandeira de Aço mostrou tanto para o Maranhão como para o Brasil, os grandes compositores do magistral laboratório de arte maranhense, o nosso Laborarte.



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