TOP 05 – O CORTIÇO (ALUÍSIO DE AZEVEDO)
Aluísio de Azevedo |
O romance marco do naturalismo brasileiro de autoria do escritor maranhense Aluísio de Azevedo. É um dos primeiros a tocar no assunto da homossexualidade, a relação homo afetiva entre duas mulheres causou bastante polêmica no meio literário da época. Tais movimentos se deram no período por conta da ousadia do escritor ao descrever o ato sexual fruto da relação entre essas mulheres.
Capa do Livro |
TOP 04 – A VIDA COMO ELA É (NELSON RODRIGUES)
Nelson Rodrigues |
Uma série de crônicas escritas pelo jornalista, escritor e dramaturgo Nelson Rodrigues no período que esrevia uma coluna diária no periódico Última Hora. A pedido de Samuel Weiner dono do jornal, Nelson Rodrigues escreveu as crônicas que tinham como pano de fundo a intimidade da sociedade brasileira, em suma as temáticas eram traições extraconjugais, e outras séries de pecados morais. Em 1961 as crônicas foram compiladas em forma de livro, segundo alguns estes escritos influenciaram o clássico do cinema nacional Dama do Lotação estrelado pela atriz Sonia Braga, nos anos noventa a Globo realizou a adaptação das histórias em formato de série televisiva, sendo exibida aos domingos no programa Fantástico.
Capa do Livro |
TOP 03 – PAN AMÉRICA (JOSÉ AGRIPPINO)
José Agrippino |
O Segundo livro do escritor José Agrippino é tido hoje como um clássico Cult. José Agrippino era uma espécie guru para a turma da Tropicália, em 1967 lançou Pan América polêmico, visceral e ultra-moderno o livro coloca grandes nomes da cultura pop em narrativas quase desconexas com alguns personagens alternando-se em diferentes papéis. José Agrippino além de escritor era cineasta. Recluso desde o inicio dos anos oitenta por conta de problemas de esquizofrenia veio a falecer em 2002.
Capa do Livro |
TOP 02 – FELIZ ANO NOVO (RUBEM FONSECA)
Rubem Fonseca |
Lançado em plena ditadura militar o livro de contos de Rubem Fonseca foi censurado ferozmente pelo regime militar. Os contos estão encharcados de violência, mortes, crimes. O conto mais polêmico do livro talvez seja o conto que dá nome ao livro, nele dois amigos na virada do ano, invadem uma festa de endinheirados com direito a violência psicológica, estupro, mortes a queima roupa, em dado momento um dos personagens não consegue retirar o anel de ouro da mão de uma das vitimas e resolve retirá-lo decepando o dedo da vitima. Rubão como era conhecido entre os amigos e leitores antes de ser escritor havia trabalhado como gerente de uma multinacional e foi inspetor de policia, talvez por isso a tremenda semelhança das narrativas com a realidade nua e crua do nosso cotidiano.
Capa do Livro |
TOP 01 – LAVOURA ARCAICA (RADUAN NASSAR)
Raduan Nassar |
Raduan Nassar é um talvez um dos poucos casos de excelente escritor que optou pelo anonimato após o lançamento de dois grandes livros. O livro em questão é Lavoura Arcaica que conta a historia de um incesto familiar através de um amor proibido entre dois irmãos. Evocando a parábola do filho pródigo a novela se desenrola numa prosa lírico-poética, descrevendo o inferno vivido pelo protagonista em fuga de seus desejos sexuais mais primitivos. O livro é um dos pontos altos da prosa moderna do país. Com somente duas obras escritas o autor Raduan Nassar optou pelo afastamento total dos meios literários desde os anos setenta. O livro virou filme nos anos 2000 tendo o protagonista sendo interpretado pelo ator Selton Mello, o filme ganhou importantes prêmios em festivais de cinema ao redor do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário