3 de mai. de 2019

MEUS AMIGOS, VAMOS NESSA?


         Este é um FOLHETIM DA SEMANA do nosso blog  LITERATURA LIMITE (acesse-o no link www.literaturalimite.blogspot.com.br) todo especial, dedicado de modo especial à ACADEMIA MARANHENSE DE LETRAS, na pessoa do seu presidente, escritor e amigo Benedito Buzar, autor de sérios e saborosos livros da nossa história e folclore políticos.
         Lembramos que para muitos, há algum tempo atrás, as Academias eram vistas como casa dos velhinhos que tomam o chá das cinco com bolinhos e broas de milho.
         O grande salto tecnológico alcançado nos últimos anos tornou essa espécie de chiste acadêmico, aí sim, coisa obsoleta. Porque as novíssimas ferramentas digitais tornaram tudo a-e-temporal. Passado, presente e futuro chegam às vezes a desaparecer como conceitos de tempo. Estão (passado, presente e futuro) tudo ao mesmo tempo aqui e agora e de repente não mais. Tudo vira nuvem ou vai pra nuvem.
         Pois a Academia Maranhense dá este salto no escuro, ou no futuro. Está no ar desde o início da semana o mais novo produto cultural da tão falada Athenas Brasileira: na web a Rádio da Academia Maranhense de Letras, pronta para divulgar junto aos seus ouvintes e leitores toda a grande produção cultural maranhense, principalmente a literária, na figura de seus grandes fundadores como Souzândrade, Gonçalves Dias, Odorico Mendes, João Lisboa, Maria Firmina dos Reis, os Azevedos, que são muitos: Aluízio, Arthur, Américo, Bruno. Raiz, tronco galhos, folhas e frutos. Não esquecer Nauro, os Tribuzzi, José Chagas, sei. E os Moraes e/ou Morais. O velho e o Paulo e o Professor autor do Clamor da Hora Presente. Fernando Braga, Lauro Leite, os Antroponautas, e os mais novos Párias, Carrancas isso e mais aquilo.
         Então é isso: acesse o link www.radioacademiamaranhensedeletras.com
  

WEB RÁDIO DA ACADENIA MARANHENSE DE LETRAS?
        
         Melhor voltar aos anos 70.
         Com 22 anos de idade, achei a glória, após três anos em São Luís, tendo vindo de uma família pobre do interior, estar ali naquela noite, no vetusto salão da Academia Maranhense de Letras, para lançar meu primeiro livro de poesias, o Chegada Temporal.
         Eu trabalhava na Secretaria de Educação e Cultura. Dr. Domingos Vieira Filho era o Diretor do Departamento de Cultura e financiara a edição do livro, impresso na Editora Mensageiro da Fé, Salvador, Bahia.
         Lembro das presenças ilustres do professor Luís Rego, de saudosa memória, presidente da AML, do deputado Luís Rocha, mais tarde Governador do Estado, o senhor Antônio Neves, proprietário da Livraria ABC, na Rua Grande, grande leitor e uma espécie de livreiro e patrono dos  escritores, pelo amor que ele dedicava à cultura maranhense, abrindo os salões de sua Livraria para inúmeras tardes e noites de autógrafos.
         Tem uma inesquecível: no lançamento do livro do escritor José Sarney quis adentrar o recinto um desses moradores de rua, cujos neurônios já foram devorados pela cachaça, a fome, e a miséria existencial, cujos trajes consistiam somente num cinto velho de couro, atado ao qual pendia uma faquinha dessas de descascar laranja.
         Poucos anos depois, eu fazia parte do Movimento Antroponáutica com os poetas Chagas Val, Viriato Gaspar, Valdelino Cécio e Luís Augusto Cassas, e aí passei para o lado contrário à Academia Maranhense de Letras. Nós éramos críticos da Academia e dos acadêmicos, detestávamos trovadores  e o Carlos Cunha (vejam só), mas também se era contra o governo e os governos, as pessoas com autoridade e as outras porque achávamos incultas.
         Pra nós só existiam mesmo os nossos umbigos e a nossa palavra. Tudo mais era velho, carcomido, era tudo que não presta mais e que se deve jogar fora.
         Depois caí em mim e de novo estou eu lançando livros na Academia, ao tempo que o meu amigo Jomar Moraes era seu presidente, já nos anos 80.
         E agora em 2019, após tantos anos, com a presidência do meu amigo e grande escritor e historiador Benedito Buzar, autor do clássico O Vitorinismo e do saboroso Politiqueiros, Politicalha, Politiquice, Politicagem, Política do Maranhão, a Academia Maranhense de Letras dá um salto no tempo, sacode as plumas dos fardões e coloca sua marca digital  na cultura maranhense.
         É essa a Academia Maranhense de Letras do Passado, do Presente e do Futuro que pelas mãos do seu presidente Buzar e dos acadêmicos Ewerton Neto, Felix Alberto, Sebastião Duarte, Joaquim Haickel, Alex Brasil e José Neres em parceria com o jornalista e escritor Natan Castro e o multimídia Robson Jr., cria seu próprio meio de comunicação virtual a
        
Sentido horário: Sebastião Moreira Duarte, Benedito Buzar, Natan Castro,
Félix Alberto e José Ewerton Neto
        Escritores, Jornalistas, Radialistas, gente da cultura e do saber, governantes e governados, boêmios, seresteiros, yutubers, gente da moda e da culinária, do bumba-boi e dos perfumes, do sambada e da cachaçada, convido a todos para acessarem o link acima, e conheçam o tesouro secular, de livros e obras de arte, de panteônicos, e homens de bico de pena, O Souzândrade, o Gonçalves, Tribuzi e Nauro, os mais novos e os novíssimos poetas e escritores que não deixam cair a peteca da poesia e da prosa ímpar e genuína da cultura maranhense.
         É isto que a Rádio da Academia Maranhense de Letras vai contar pra vocês e trazer pra vocês, homens e livros, imortalidades não apagadas pelos tufões ou tempestades do tempo, continuam vivos e é a memória de um Maranhão que amamos, o Maranhão dos nossos indígenas, africanos, franceses, portugueses e nós mesmos, a soma de tudo, a criação de uma raça, de um povo e de uma cultura que nos enche de tanto amor e orgulho.
         Neste link, http://WWW.RADIOACADEMIAMARANHENSEDELETRAS.COM embalados pela suavidade e encantamento de trilhas musicais de primeira grandeza vocês viajarão com nossos poetas e escritores, conhecendo lugares e lendas, mitos e profecias de que um outro Maranhão recomeça mais um ciclo com uma nova voz virtual e nova roupagem digital.

3 comentários:

  1. Parabéns à AML, pela “Rádio da Academia Maranhense de Letras” é mais um espaço à divulgação da produção literária dos seu Acadêmicos.

    ResponderExcluir