14 de abr. de 2017

LINDAS CENAS APÓS 30 ANOS

       A coluna QUARTA FEIRA É DIA DE RF do nosso blog LITERATURA LIMITE (WWW.literaturalimite.com.br) deixou de ser publicada quarta feira por otivos técnicos. Como acontece, de vez em quando, com estas ferramentas virtuais, primeiro o Micro ficou sem som, depois o técnico veio resolver o problema do som e quando fui abrir novamente tinha sumido o Google, com suas extensões, o blog, o canal de vídeo do Youtube. E como sou analfabeto funcional para lidar com essa tecnologia tive que esperar que o técnico viesse novamente, o que só aconteceu na noite de quinta feira. Mas aqui está o seu blog Literatura Limite com uma postagem especial nesta semana de Páscoa. Apreciem. Garanto que vale a pena. Uma viagem inusitada no tempo. (RF)

LINDAS CENAS APÓS 30 ANOS

No final da década de 1970 e ao longo dos anos 1980, o paramédico e fotógrafo amador Chris Porsz andou pelas ruas da cidade britânica de Peterborough fazendo fotografias descompromissadas, mas muito interessantes, do cotidiano de lá. Há alguns anos, ele teve a ideia de recriar algumas de suas fotos favoritas daquela época, mas, como grande parte das pessoas tinham sumido há muito tempo, seria difícil localizá-las.
Ele decidiu publicar suas fotografias no jornal local, o Peterbourgh Evening Telegraph, e as cartas dos leitores que se reconheceram nas imagens começaram a chegar. As mídias sociais também desempenharam um papel importante para encontrar seus antigos modelos e ele conseguiu reencontrar cerca de 100 deles.

Chris organizou encontros com essas pessoas no exato local onde as fotos originais foram tiradas, e foi também uma oportunidade para que amigos e familiares distantes pudessem se reencontrar depois de muitos anos, até mesmo décadas. Veja agora esta fascinante transformação e viagem no tempo feita por Chris Porz. É emocionante.

Dog e Tina – 1985/2015
 Na época Tina Parr e Dog (seu apelido, Cão) foram vistos perto da Catedral de Peterborough quando ela tinha apenas 18 anos. O casal teve gêmeos, mas não estão mais juntos. Tina agora vive em Dorset, um condado do sul na Inglaterra, e Dog agora vive no sul do País de Gales. Tina lembrou do “período brilhante” que foi aquela fase de sua vida, e Dog lamentou com bom humor a perda de seus cabelos com o passar do tempo entre uma foto e outra.

Cinco meninos correndo na rua – 1980/2016
 Da esquerda para a direita, Andy Jackson, Richard Hillson, Devinder Singh, Tony James e Aaron Meadows correm para um restaurante de peixe e batatas fritas, prato típico do Reino Unido, durante o recesso escolar, antes de ir para a loja de discos local para jogar fliperama. Quase 40 anos depois, todos os amigos constituíram famílias e trabalham na cidade ou ao redor.

O punk de moicano rosa – 1985/2016
 Na época, Badger Farcue eram um jovem punk de 20 anos que foi fotografado em uma competição de pizza, e na época trabalhava como operário. Passadas três décadas, cinco filhos e uma mudança, é interessante ver que ele manteve o bom humor da juventude e o visual ousado até hoje. Ele vive na cidade de Somerset desde 1991.

Através da janela – 1980/2013
 As irmãs gêmeas Shehnaz e Rukshana Begum, juntamente com a irmã mais velha Itrat, foram originalmente fotografadas na janela de sua casa em na Peterborough Cromwell Road, uma rua da cidade. As irmãs contaram que sentar na janela e ver as pessoas passarem era comum naquela época. As três ainda vivem na área e ainda se veem regularmente. Cada uma delas constituiu sua própria família.

Metal Mickey – 1980/2016

 Steve Osborn recebeu o apelido de Metal Mickey (Mickey de Metal) por causa das diversas placas e parafusos de metal que foram colocados no seu corpo após diversos acidentes que ele sofreu com a sua moto, e ainda hoje usa muletas para se locomover. Ele reside em Lincolnshire com sua esposa e é pai de quatro filhos. Ele também conseguiu angariar o equivalente a 75 mil reais para a Associação Nacional de Motoqueiros com Deficiência (National Associantion of Bikers with a Disability) tocando guitarra em várias bandas.

Tocador de flauta – 1986/2015

 Neil era um morador de rua que, durante muitos anos, tocou flauta no centro da cidade. Ele ainda foi visto tocando o instrumento em frente a um banco na área de Westgate, dentro de Peterborough, mas ele infelizmente não foi mais visto depois que a segunda foto foi feita.

Cabeleireiro – 1980/2016
 Na foto original, Sandra Burford estava indo ao cabeleireiro. Passados 36 anos, o salão ainda está ali, mas foi substituído por uma rede de cabeleireiros local. Ela hoje é viúva e vive da pensão do marido, que trabalhou como operário em fábricas. Sandra tem uma filha e três netos.

As irmãs – 1982/2014
 Maria e Annamarie Plavecz são duas irmãs de origem húngara que foram fotografadas na Star Road, uma rua da cidade, em 1982. Ambas ainda vivem na região e trabalham como cuidadoras na comunidade local.

Vendedor de sorvete – 1980/2014

 Genesio Borillo deixou a Itália e emigrou para a Inglaterra no fim da década de 1970 e vive lá desde então. Na época, ele tinha um carro de sorvete que fazia a alegria das crianças durante o verão. Em 1992, ele abriu um estabelecimento para vender massas e trabalha com isso até hoje. Genesio está casado, tem três filhos e quatro netos.

C

Nenhum comentário:

Postar um comentário